quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estou aguardando os orçamento da marmoraria...Estou super anciosa pra entrega do ap,aí depois vem a reforma(o ap vem zerinho,mas vamos mudar algumas coisas),e depois é só curtir a casa nova!
Já estou fazendo os orçamentos,para ter uma idéia de quanto vamos gastar.

domingo, 19 de setembro de 2010

Nossa....10 dias do meu último post..que bom o tempo está passando rápido!!!
Acho que nunca comentei aqui,mas meu marido lindo que eu amo tanto tem um trabalho meio cruel,que nos mantém afastados,hoje fazem 34 dias que não o vejo,e ele está muito,muito longe...em Abu Dhabi,já ouviram falar?
Fica nos Emirados Árabes,era pra ele estar chegando agora nesta 4ª feira,mas vai atrasar 20 dias...então estou tristinha,bem pra baixo!
Esse blog acaba sendo até uma válvula de escape....vou postar amanhã!

* Flavinha muito obrigada pelo selinho!!!e por suas constantes visitas aqui no blog.



1ª regra -
Citar 10 coisas que amo:

-Meu marido,minha família
-Quando meu marido retorna do trabalho
-Cozinhar pra ele
-Tomar café da manhã na cama
-Rodízio de pizza :)
-Viajar com meu marido quando ele chega do embarque
-Comprar coisas pra casa nova
-Meus bichos( tenho a duda poodle e o caco calopsita)
-Natal em família
-Dormir..rsrs

2ª regra -
Indicar para 10 blogs lindos de ver.

1- construindo nosso sonho
2- reformandoadois
3- karlaearmando
4- casadacalli
5- sonhodareforma
6- reformandonossoape
7- casadejuntados
8- casadasilvia
9- construindonossosonho
10- carolineecesar


Vou enviar o contato da loja por e-mail..deixa comigo!


Música que estou ouvindo
Fantasize da Cláudia Albuquerque(tema do Danilo em Passione)

sábado, 4 de setembro de 2010

Dicas para receber bem os amigos em casa


Fazer festinha em casa garante um encontro informal entre amigos – mas não deixa de dar trabalho a quem organiza o evento. Ainda assim, abrir as portas do lar para uma reuniãozinha simpática não precisa se transformar em um pesadelo. Quer provas? O Chic dá logo sete delas. A seguir, experts em receber bem revelam suas dicas para fazer uma baladinha caseira dar certo de um jeito prático, descontraído e bem educado.

. Sabe aquela história de fazer várias festinhas para diferentes grupos de amigos? Camila Cutolo, estilista da Maria Garcia, dá de ombros para a segregação e convida, de uma vez só, gente de tudo o que é turma de que faz parte. “Adoro ver tanta gente diferente conversando e se conhecendo – e às vezes migrando de um grupo para o outro”. Seu mais novo artifício para divertir os convivas é um… Karaokê. “Mas o barulho tem que acabar cedo, para não incomodar os vizinhos”.

. Quem sabe lidar bem com a vizinhança é a jornalista Adriane Hagedorn. “Deixo um vasinho de flor na porta avisando que haverá barulho”, conta. “Nunca tive reclamações”. Outras dicas que ela aprendeu com o tempo: deixar uma pilha de CDs à mão evita minutos perdidos procurando músicas durante a festinha. E rolos extras de papel higiênico e toalhas de mão, deixados à vista no banheiro, também garantem sossego.

. A decoração pode dar o tom certo ao evento. “Se é uma balada, espalhe velas pela casa e a festa está feita”, diz a arquiteta e florista Suzana Galvão. Seja prático: um arranjo de flores grande e central é uma escolha mais acertada do que vários vasos pequenos. “Se vai servir jantar, cuidado para que o enfeite não atrapalhe a visão dos convidados”. Outro alerta: flores com cheiro acentuado podem ser desagradáveis.

. Já pensou em escolher os comes e bebes por cores? Constance Zahn, que tem um blog especializado em casamentos, vale-se do truque para o decorar & servir. “O interior da minha casa é branco, então disponho na mesa sobremesas de um tom só, como o amarelo”, ensina. Exemplo: ela reúne quindim, macaron de maracujá, cupcake com cobertura amarela, marshmallow amarelo… “O efeito é bem legal”, diz.

. Lembra do tempo em que ligar a tevê durante uma festinha era indelicado? Pois a colunista d’O Estado de S. Paulo, Chris Mello, faz do monitor o astro dos eventos chez elle – só que é o do notebook, não da televisão. Esse instrumento de trabalho vai para o colo da anfitriã, que fica cercada de amigos, trocando de músicas e vendo vídeos no Youtube, que tal?

. A arquiteta Raquel Silveira adora dar festas que começam antes do anoitecer. “Marco as minhas para as 17h, aos sábados”. Não pense que é para garantir que a turma saia mais cedo. “Dessa forma, o convidado fica à vontade para ir embora na hora em que quiser; pode até aproveitar melhor o domingo. Mas a graça é que o encontro ganha vários turnos”, ensina.

. E os convidados fumantes? Com a nova lei, eles não vão poder fumar em lugares públicos fechados. Em casa, tá liberado. “Mas o ideal é que se providencie um ‘canto do fumódromo’ numa varanda ou perto de uma janela, com cinzeiro e mesa bem dispostos, no caso de um apartamento”, orienta Gloria Kalil. “Enquanto fumar não for crime, eles têm que poder fazê-lo em algum lugar”, completa.

[Chic]

Deixe seu banheiro limpo e cheiroso agora!


O banheiro é um dos lugares da casa que mais precisam de cuidados. Confira algumas dicas de como manter cada cantinho do banheiro em perfeitas condições de higiene

Bancadas e pias

Evite usar limpadores abrasivos ou palha de aço, que arranham a superfície. Use sempre uma esponja macia, umedecendo-a com um pouco de água e detergente. Em casos de manchas e sujeiras pesadas, espalhe bicarbonato de sódio e esfregue suavemente.

Espelhos

Misture 1 xíc. (chá) de vinagre em 3,5 litros de água. Aplique com uma esponja ou despeje a solução num recipiente tipo spray e borrife diretamente. Lustre com um pano de algodão ou papel-toalha. Outra dica é amassar uma folha de jornal, mergulhá-la em vinagre e passar sobre o espelho. Enxugue também com jornal e lustre com um pano limpo e seco.

Boxe e banheira

- Evite o mofo secando as paredes do boxe com uma toalha depois do banho. Outra dica é deixar a porta um pouco aberta para permitir a circulação de ar.

- Adicione 1 xíc. (chá) de amaciante a ¹/³ de xíc. (chá) de água morna e use para remover os restos de sabonete das portas do boxe.

-Limpe as portas do boxe com uma esponja mergulhada em vinagre branco.

-Para remover manchas amareladas da banheira, aplique uma solução de sal e aguarrás (use luvas de borracha). Enxágue bem.

Vaso sanitário

-Despeje dentro do vaso 1 e ½ xíc. (chá) de água sanitária ou ½ xíc. (chá) de bórax (à venda em farmácias). Deixe agir por 20 minutos e esfregue com uma escova de cerdas duras.

- Passe um pano molhado com gasolina ou outro derivado de petróleo para deixá-lo brilhante.

Torneira

Use uma escova de dentes velha com detergente, amoníaco ou sabão em pasta. Esfregue e enxágue.

Saiba oito cuidados para casa antes de sair de férias

Estamos em Julho mês de férias escolares. Se você pretende viajar preste atenção em algumas dicas para que você tenha um passeio tranquilo sem preocupações em deixar a casa sozinha.

É bom pensar nos cuidados com a residência. Os especialistas em seguros garantem que prevenir é sempre o melhor caminho. Por isso, veja as oito dicas de Edson Frizzarim, diretor de Ramos Elementares da Porto Seguro, para deixar a casa sozinha.

1- Não deixe luzes acesas, pois durante o dia indicam que a casa está vazia.

2 - Evite deixar as chaves nas portas ou próximo a elas. Invasores podem tentar “pescá-las” usando uma janela ou derrubá-las puxando-as por baixo da porta com um pedaço de papel ou tapete.

3 - Comunique sua ausência a um vizinho de confiança, fazendo contato eventualmente para saber se está tudo em ordem. Deixe seus contatos com ele também.

4 - Não deixe jóias ou dinheiro em casa, mesmo dentro de cofres. Use cofres de bancos.

5 - No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, o que evita aspecto de abandono.

6 - Utilize timers para ligar luzes, rádio ou televisão em horários estratégicos, para dar a impressão de que tem gente na casa.

7 - Só deixe chaves com pessoas de absoluta confiança.

8 - Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso pode denunciar a saída dos moradores.

[Terra]

Como limpar janelas e vidros


Toda mulher gosta de ver sua casa limpinha, porém, certos lugares necessitam de mais empenho para um bom resultado. É o caso das janelas e os vidros.

Para adquirir uma aparência melhor, as janelas necessitam de limpeza regularmente. Tanto os produtos comerciais quanto as receitas caseiras dão o mesmo resultado. A diferença é que com as receitas caseiras, você economiza dinheiro.

Qual o segredo da limpeza de janelas e vidros?

O ideal é lavar a janela em dias nublados, pois a luz solar direta acaba secando o produto de limpeza antes que você possa polir o vidro adequadamente.

Para limpar o canto da janela, utilize uma escova de dente macia ou cotonetes. Lavar um lado da janela com movimentos horizontais e o outro lado com movimentos verticais, pode te ajudar a identificar em qual deles ainda restam manchas.

Polir as janelas com um jornal amassado é uma forma de obter um brilho reluzente. O papel ainda deixa uma película que é resistente à sujeira.

Camisetas de algodão ou fraldas de tecido, ou esfregar um apagador de quadro-negro limpo sobre a janela recentemente lavada e seca são outras formas de garantir um vidro ainda mais brilhoso.

Caso o vidro esteja muito empoeirado, antes de limpar passe apenas um papel (absorvente ou jornal). Depois, um pano macio e limpo, embebido com água ou álcool.

Para finalizar, aí vai uma receita de limpador de vidro caseiro que garante um bom resultado e economia.

Receita de limpador de vidro caseiro

Você vai precisar de:

- 2 colheres (sopa) de amônia

- 1/2 copo de álcool para limpeza

- 1/4 de colher (chá) de detergente

Misture todos os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Complete com água e chacoalhe bem. Se preferir, substitua a amônia por 3 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão. Agora é só usar!

Vai mudar? Não esqueça do chá de casa nova
Todo mundo já deve ter visto ou participado de um chá de panela ou de cozinha, aquele que é feito antes de um casamento.

Mas, você já ouviu falar em chá de casa nova? Ele é feito para comemorar a mudança de lar, sem ter necessariamente o casório como motivo. Serve, claro, para o casal que decidiu juntar as panelas, mas é mais usual para quem decidiu sair de casa ou está mudando de cidade para estudar.

“A intenção é apresentar o novo lar para as pessoas queridas”, explica a empresária Neire Maranah, da NDR Eventos, em São Paulo. Ela conta que esse tipo de evento normalmente é organizado por alguém da família ou por um amigo mais chegado.

Diferente de um “Open House”, que é mais intimista e com um número reduzido de pessoas, o chá de casa nova permite que você convide quantas pessoas quiser, desde que seu novo lar tenha capacidade para acomodá-las bem. Só é preciso tomar alguns cuidados. “Se seus amigos forem bem liberais e a família mais conservadora, é importante dosar as atividades durante o evento. Outra opção é fazer dois chás, um para os amigos e outro para familiares”, diz Neire.

Os convites podem ser bem criativos, já que não se trata de um evento formal. Quem organizar a festa escolhe se fica melhor indicar um presente no próprio convite ou fazer uma lista. “Em geral, a anfitriã pede itens simples que ajudarão a compor a casa, como cestinha de pão, pano de prato e fôrma para bolo. A lista pode ser espalhada em várias lojas, facilitando a vida dos convidados”, ensina Neire.

Como toda reunião de conhecidos, esse tipo de chá não dispensa as guloseimas: sirva sucos, lanches, tortas, mini tortinhas, salgadinhos… tudo vai depender do seu gosto e de seus convidados. Lembre-se de variar o cardápio, assim você terá mais chances de agradar ao paladar de todos.

A empresária sugere brincadeiras que promovam a integração dos convidados durante o evento. Não precisam ser aquelas mais tradicionais de chás de cozinha. “A anfitriã pode, de repente, colocar uma música tema de um filme e perguntar que o nome da canção ou do filme, por exemplo. Assim, quem está na casa começa a interagir, a responder, conversar e se conhecer”.

Com essas dicas, seu chá de casa nova tem tudo para dar certo! Comemore essa etapa da sua vida e divirta-se. Confira alguns produtos para sugestão de lista:

- Abridores (lata e garrafa)
- Açucareiro
- Bacias de vários tamanhos
- Balde
- Batedor de ovos
- Cabides
- Cestos (para pães e roupas)
- Colheres de pau
- Escorredores (louça e macarrão)
- Espremedores (alho, batatas, frutas)
- Forma para bolo
- Jarra para água
- Leiteira
- Lixeiras (banheiro e cozinha)
- Mantegueira
- Pá de lixo
- Potinhos de todos os tamanhos
- Ralador
- Rodos
- Tábua para carne e frios
- Vassouras

Limpeza na cozinha


Truques infalíveis

A gente sempre ouve dizer que a cozinha é o coração da casa. Não é à toa: passamos ali boa parte do nosso tempo. Por isso, não basta ter uma cozinha bonita e aconchegante – ela precisa estar sempre um brinco. Cuidados na limpeza de fogão, pia, geladeira, pisos e azulejos garantem um ambiente agradável, livre de impurezas e de cheirinhos ruins. Confira nossas dicas!

.

Pia

Água e sabão neutro são ideais para limpar tampos de inox, sintéticos e de granito. Enxágue e seque bem. Para eliminar as bactérias, lave a pia novamente com uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água. Deixe secar naturalmente. Para tirar manchas dos tampos de aço inoxidável, passe um pano limpo embebido em álcool.

Piso

Nunca misture detergente ou sabão em pó com água sanitária. Isso anula a ação desinfetante dos produtos. Para cada litro de água, pingue oito gotas de detergente. Passe a mistura com um pano. Para eliminar a sujeira pesada, prepare uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária para cada litro de água e esfregue bem os pisos.

Azulejos

Comece a limpeza pelo rejunte, retirando a sujeira mais difícil com um estilete. Em seguida, esfregue os azulejos com um pano ou estopa embebido em removedor com água, na proporção de uma medida de removedor para três de água. Deixe secar. Use uma flanela seca para dar brilho.

Geladeira e freezer

Por dentro, limpe com pano umedecido numa solução de água e bicarbonato de sódio – 1 colher (sopa) para cada 2 litros de água – e enxugue. Do lado de fora, use água e sabão neutro. Os modelos de degelo automático não precisam ser desligados para a limpeza. Não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos, que impedem a circulação do ar. Para tirar o cheiro forte, coloque um pires com pó de café.

Fogão

Use esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Enxágue e seque com um pano seco e macio. Na limpeza mais pesada, use um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com vinagre de maçã. Em seguida, lave normalmente e seque com um pano macio. Nunca use removedores, detergentes e qualquer produto que contenha soda cáustica. Além de tóxica, essa substância estraga o fogão.


M DE MULHER

Piso: nem sempre o mais caro é melhor!


A escolha do piso é fundamental para o sucesso na decoração dos cômodos. Por isso, fique atenta a cores, formatos e texturas das cerâmicas!

Escolhendo a cerâmica ideal A fase de acabamento de uma obra é aquela etapa que vai garantir uma casa aconchegante e com a sua cara. Pouco importa o tipo de tijolo das paredes: o que realmente faz diferença no bem-estar da sua família é o revestimento a ser escolhido. As cores, a textura e a forma são muito importantes na hora de fazer a faxina ou simplesmente usufruir da casa.

Dica: Azulejo de cores neutras pode ser um grande aliado. Por exemplo, o segredo para não enjoar da cozinha é escolher cerâmicas claras. Assim, você renova a cozinha sem reformar.

Quintais e calçadas Para quintais e calçadas expostos à chuva, escolha cerâmicas ásperas. Elas evitam escorregamentos. Modelos que imitam pedra dão ótimos resultados. Cuide para que o pedreiro combine os desenhos entre as peças na hora de assentar.

Banheiro moderno e prático Pastilhas são modernas e sofisticadas. O problema é que o metro quadrado desse tipo de revestimento pode custar até R$ 150! Porém, existem nas lojas de construção diversos modelos de azulejo que simulam as pastilhas. Eles têm uma grande vantagem: a quantidade de rejunte branco exposto é bem menor do que nas pastilhas tradicionais. Para lavabos, dispense a cerâmica até o teto. Faça um revestimento com azulejos brancos e finalize com uma faixa decorada a uma altura de 1,20 m do chão.

Dica: Decore o banheiro com as falsas pastilhas. Fica um luxo!

Paredes internas e externas Destacar uma das paredes do cômodo traz modernidade à decoração. Por exemplo: cubra uma das paredes da garagem ou da fachada com um revestimento em tons de barro. Não há problema em aplicar sobre as paredes uma cerâmica indicada como piso. O que vale é o preço!

Cozinha Fácil de limpar O fator número 1 na hora de escolher o azulejo da cozinha é a textura da superfície. Toque as peças do mostruário com a ponta dos dedos. Quanto mais liso for o azulejo, menos gordura vai acumular. Cerâmicas ásperas ou em alto relevo acumulam sujeira e atrapalham a limpeza. Além disso, prefira modelos neutros e claros. Se o revestimento for branco, opte por móveis e objetos de decoração mais escuros. No caso de azulejos escuros, escolha móveis de fórmica branca.

Dica: O contraste é muito importante na hora de decorar. Para azulejo claro, móveis escuros!

Planeje-se antes de mudar de casa


Se você pensa que, após ter encontrado aquele apartamento ou casa bacana com que sempre sonhou, a sua vida está resolvida, espere um pouco para comemorar. A hora da mudança, parte mais trabalhosa do processo de buscar novos ares, deve entrar em cena antes.

Desde embalar aquele pequeno copo de aperitivo até o empacotamento do enorme sofá, a etapa de transferir os pertences de um imóvel para outro pode tornar-se um grande transtorno e até dar prejuízos, caso não seja feita com os devidos cuidados.

Por isso, o mais indicado é seguir as orientações de profissionais. Não ceda à tentação de economizar porque você tem um primo ou um amigo que dirige uma caminhonete e pode ajudá-lo a transportar os pertences — se não, é bem possível que os seus CDs cheguem ao destino arranhados, o quadro que sua tia lhe deu fique com a tela rasgada e o bibelô-lembrança da bisavó se desfaça em pedaços quando você abrir as caixas de sapato que sacolejaram na caçamba do colega.

“É importante conhecer os serviços oferecidos pelas empresas de transportes, como fornecimento de mão de obra treinada, frota própria e material de embalagem personalizado para cada item a ser embalado e transportado”, indica o gerente geral da transportadora Granero, Roberto Moraes, em São Paulo.

Empresas especializadas fazem uma vistoria técnica na residência antes de o processo começar. “Isso serve para dimensionar o volume da mudança, saber quanto utilizaremos do material de embalagem, bem como avaliar a necessidade de descer ou subir peças por fora do prédio, caso a pessoa more em um apartamento”, explica Moraes.

Por esses e outros motivos, ele aconselha que se feche contrato com uma transportadora com pelo menos 20 dias de antecedência. Assim, é possível fazer a mudança toda dentro de um prazo de até três dias, dependendo do número de itens e embalagens.

Quando uma empresa é contratada, é importante que um responsável da casa acompanhe o serviço, o que muitas vezes é difícil nas cidades grandes, onde muita gente mora sozinha e trabalha o dia inteiro. Porém, dessa forma, você pode evitar grandes aborrecimentos.

Organize seu tempo

A arquiteta santista Ana Carolina Conceição Simão, de 25 anos, reclama da falta de tempo para organizar sua mudança. Depois de passar algum tempo vivendo com as amigas em São Paulo, ela prepara-se para viver sozinha em outro bairro. “Só consigo me planejar nos fins de semana, que é quando tenho tempo livre. Espero que o prédio que eu for morar me deixe fazer a mudança nestes dias. Se não, serei obrigada a faltar no trabalho”, ressalta.

Como já fez uma mudança antes, aprendeu que o mais fácil “é estar com tudo organizado, empacotado e pronto um dia antes, para quando chegar o carreto termos apenas o trabalho de colocar as coisas no caminhão”.

E o que guardar e levar para a casa nova? Para quem mora de aluguel, comprar móveis multifuncionais é a melhor alternativa, na opinião da arquiteta. “Móveis pequenos, de fácil transporte, práticos e úteis. Hoje em dia, como o valor dos objetos está mais alto, é sempre bom usar a criatividade e renová-los. Não jogo nada que esteja inteiro fora.”

Mas, se você está se mudando para a casa dos seus sonhos, leve tudo o que você pode e espere a hora apropriada – diga-se: dinheiro em caixa – para contratar um decorador ou arquiteto que vai desenhar um projeto exclusivamente com o seu jeito.

Como limpar pisos de porcelanato


O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico formado por materiais nobres através de um processo de compactação superior ao da cerâmica tradicional.

A escolha desse tipo de piso vem dominando o mercado graças à uniformidade de coloração absorção de água quase nula e grande resistência do produto. Combinadas, essas características são responsáveis por um piso brilhante e durável, relata o site Bbel.

Veja como realizar a limpeza diária de seu porcelanato

O porcelanato é um piso de fácil manutenção. Para limpá-lo basta varrer com uma vassoura de pelo, de preferência, e depois passar um pano de chão molhado na seguinte mistura:

Em um balde de água (5 litros) adicione uma colher (de sopa) de detergente neutro ou sabão de coco líquido.

Essa quantidade de detergente é suficiente para retirar a oleosidade e a sujeira, sem deixar o piso de porcelanato opaco.

Como tirar manchas do porcelanato

Existem produtos específicos para limpeza de manchas em porcelanato que podem ser utilizados também quando há necessidade de se realizar uma limpeza pesada nesse piso. Se preferir soluções caseiras para a remoção de manchas, veja o que fazer em alguns casos:

Bebidas alcoólicas, café e ferrugem: dilua uma tampa de água sanitária em um copo com água, embeba uma esponja nessa mistura e coloque sobre a mancha deixando agir por 5 minutos. Depois esfregue o local manchado e passe um pano úmido;

Graxas e óleos: diluir duas colheres (de sopa) de detergente neutro em um copo com água morna, aplicar sobre a mancha, deixar agir por 5 minutos e passar um pano molhado.

Marca de pneus: esfregue um pano embebido em aguarrás.

Rejunte: misturar um copo de vinagre branco em um copo com água. Embeba uma esponja nessa mistura, despeje um pouco de detergente sobre ela e esfregue a mancha. Deixe agir durante cinco minutos, depois passe um pano molhado.

Tintas: remova com acetona, inclusive as manchas de tinta de caneta.



Como limpar o porcelanato

Embora seja um piso altamente resistente, o porcelanato não tolera o uso de substâncias abrasivas as quais danificam o esmalte e o rejunte, tornando sua superfície porosa, mais suscetível a manchas. Portanto, para limpar o porcelanato de sua casa, NÃO utilize:

Sabão em pó;

Ceras e produtos para realçar o brilho;

Escovas abrasivas;

Qualquer espécie de ácido;

Produtos multiuso e detergentes fortes que possuam ácidos em sua composição;

Soda cáustica.

Uma limpeza simples, usando água e detergente neutro, é o bastante para deixar seu piso de porcelanato brilhando!

Como limpar o piso laminado?


Como deve ser feita a limpeza dos pisos laminados ?

A limpeza deve ser feita com aspirador de pó (exceto aspiradores com tubo de sucção raspando no piso) ou vassoura de cerdas macias e um pano úmido bem torcido na solução de produtos domésticos de limpeza isentos de cera ou silicone.

Eventualmente (uma vez por semana), a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco, cloro ou detergente neutro em 1 litro d’água.

Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso.

Nunca utilize material cortante ou abrasivo, cera ou enceradeiras elétricas, esponja de aço, lixa ou produtos à base de silicone, relata o site Faz fácil.

A limpeza com pano úmido é proibida para pisos laminados ?

Não. Os pisos laminados podem e devem ser limpos com um pano umedecido em água e sabão neutro.

O que não se recomenda é o uso de água em abundância ou o uso de ceras, que promovem a formação de uma camada de gordura sobre o piso que irá dificultar sua limpeza.

É verdade que sapatos com solado de couro trazem grãos de areia que podem danificar o piso ?

Sim, para remoção de possíveis grãos de areia recomenda-se a utilização de um tapete do tipo capacho em locais de maior proximidade com o ambiente externo.

O que fazer para manter conservadas as áreas encobertas com tapetes e passadeiras ?

A manutenção desses locais deve ser feita como no restante da área, ou seja, passando um pano umedecido com água e detergente neutro no piso.

O que fazer se uma criança, acidentalmente, riscar o piso laminado com caneta hidrográfica ?

A remoção da tinta de caneta pode ser feita utilizando um pano umedecido com solução de limpeza (tipo Veja) ou álcool.