sábado, 4 de setembro de 2010

Limpeza na cozinha


Truques infalíveis

A gente sempre ouve dizer que a cozinha é o coração da casa. Não é à toa: passamos ali boa parte do nosso tempo. Por isso, não basta ter uma cozinha bonita e aconchegante – ela precisa estar sempre um brinco. Cuidados na limpeza de fogão, pia, geladeira, pisos e azulejos garantem um ambiente agradável, livre de impurezas e de cheirinhos ruins. Confira nossas dicas!

.

Pia

Água e sabão neutro são ideais para limpar tampos de inox, sintéticos e de granito. Enxágue e seque bem. Para eliminar as bactérias, lave a pia novamente com uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água. Deixe secar naturalmente. Para tirar manchas dos tampos de aço inoxidável, passe um pano limpo embebido em álcool.

Piso

Nunca misture detergente ou sabão em pó com água sanitária. Isso anula a ação desinfetante dos produtos. Para cada litro de água, pingue oito gotas de detergente. Passe a mistura com um pano. Para eliminar a sujeira pesada, prepare uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária para cada litro de água e esfregue bem os pisos.

Azulejos

Comece a limpeza pelo rejunte, retirando a sujeira mais difícil com um estilete. Em seguida, esfregue os azulejos com um pano ou estopa embebido em removedor com água, na proporção de uma medida de removedor para três de água. Deixe secar. Use uma flanela seca para dar brilho.

Geladeira e freezer

Por dentro, limpe com pano umedecido numa solução de água e bicarbonato de sódio – 1 colher (sopa) para cada 2 litros de água – e enxugue. Do lado de fora, use água e sabão neutro. Os modelos de degelo automático não precisam ser desligados para a limpeza. Não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos, que impedem a circulação do ar. Para tirar o cheiro forte, coloque um pires com pó de café.

Fogão

Use esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Enxágue e seque com um pano seco e macio. Na limpeza mais pesada, use um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com vinagre de maçã. Em seguida, lave normalmente e seque com um pano macio. Nunca use removedores, detergentes e qualquer produto que contenha soda cáustica. Além de tóxica, essa substância estraga o fogão.


M DE MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário