sábado, 4 de setembro de 2010

Planeje-se antes de mudar de casa


Se você pensa que, após ter encontrado aquele apartamento ou casa bacana com que sempre sonhou, a sua vida está resolvida, espere um pouco para comemorar. A hora da mudança, parte mais trabalhosa do processo de buscar novos ares, deve entrar em cena antes.

Desde embalar aquele pequeno copo de aperitivo até o empacotamento do enorme sofá, a etapa de transferir os pertences de um imóvel para outro pode tornar-se um grande transtorno e até dar prejuízos, caso não seja feita com os devidos cuidados.

Por isso, o mais indicado é seguir as orientações de profissionais. Não ceda à tentação de economizar porque você tem um primo ou um amigo que dirige uma caminhonete e pode ajudá-lo a transportar os pertences — se não, é bem possível que os seus CDs cheguem ao destino arranhados, o quadro que sua tia lhe deu fique com a tela rasgada e o bibelô-lembrança da bisavó se desfaça em pedaços quando você abrir as caixas de sapato que sacolejaram na caçamba do colega.

“É importante conhecer os serviços oferecidos pelas empresas de transportes, como fornecimento de mão de obra treinada, frota própria e material de embalagem personalizado para cada item a ser embalado e transportado”, indica o gerente geral da transportadora Granero, Roberto Moraes, em São Paulo.

Empresas especializadas fazem uma vistoria técnica na residência antes de o processo começar. “Isso serve para dimensionar o volume da mudança, saber quanto utilizaremos do material de embalagem, bem como avaliar a necessidade de descer ou subir peças por fora do prédio, caso a pessoa more em um apartamento”, explica Moraes.

Por esses e outros motivos, ele aconselha que se feche contrato com uma transportadora com pelo menos 20 dias de antecedência. Assim, é possível fazer a mudança toda dentro de um prazo de até três dias, dependendo do número de itens e embalagens.

Quando uma empresa é contratada, é importante que um responsável da casa acompanhe o serviço, o que muitas vezes é difícil nas cidades grandes, onde muita gente mora sozinha e trabalha o dia inteiro. Porém, dessa forma, você pode evitar grandes aborrecimentos.

Organize seu tempo

A arquiteta santista Ana Carolina Conceição Simão, de 25 anos, reclama da falta de tempo para organizar sua mudança. Depois de passar algum tempo vivendo com as amigas em São Paulo, ela prepara-se para viver sozinha em outro bairro. “Só consigo me planejar nos fins de semana, que é quando tenho tempo livre. Espero que o prédio que eu for morar me deixe fazer a mudança nestes dias. Se não, serei obrigada a faltar no trabalho”, ressalta.

Como já fez uma mudança antes, aprendeu que o mais fácil “é estar com tudo organizado, empacotado e pronto um dia antes, para quando chegar o carreto termos apenas o trabalho de colocar as coisas no caminhão”.

E o que guardar e levar para a casa nova? Para quem mora de aluguel, comprar móveis multifuncionais é a melhor alternativa, na opinião da arquiteta. “Móveis pequenos, de fácil transporte, práticos e úteis. Hoje em dia, como o valor dos objetos está mais alto, é sempre bom usar a criatividade e renová-los. Não jogo nada que esteja inteiro fora.”

Mas, se você está se mudando para a casa dos seus sonhos, leve tudo o que você pode e espere a hora apropriada – diga-se: dinheiro em caixa – para contratar um decorador ou arquiteto que vai desenhar um projeto exclusivamente com o seu jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário