sábado, 4 de setembro de 2010


Vai mudar? Não esqueça do chá de casa nova
Todo mundo já deve ter visto ou participado de um chá de panela ou de cozinha, aquele que é feito antes de um casamento.

Mas, você já ouviu falar em chá de casa nova? Ele é feito para comemorar a mudança de lar, sem ter necessariamente o casório como motivo. Serve, claro, para o casal que decidiu juntar as panelas, mas é mais usual para quem decidiu sair de casa ou está mudando de cidade para estudar.

“A intenção é apresentar o novo lar para as pessoas queridas”, explica a empresária Neire Maranah, da NDR Eventos, em São Paulo. Ela conta que esse tipo de evento normalmente é organizado por alguém da família ou por um amigo mais chegado.

Diferente de um “Open House”, que é mais intimista e com um número reduzido de pessoas, o chá de casa nova permite que você convide quantas pessoas quiser, desde que seu novo lar tenha capacidade para acomodá-las bem. Só é preciso tomar alguns cuidados. “Se seus amigos forem bem liberais e a família mais conservadora, é importante dosar as atividades durante o evento. Outra opção é fazer dois chás, um para os amigos e outro para familiares”, diz Neire.

Os convites podem ser bem criativos, já que não se trata de um evento formal. Quem organizar a festa escolhe se fica melhor indicar um presente no próprio convite ou fazer uma lista. “Em geral, a anfitriã pede itens simples que ajudarão a compor a casa, como cestinha de pão, pano de prato e fôrma para bolo. A lista pode ser espalhada em várias lojas, facilitando a vida dos convidados”, ensina Neire.

Como toda reunião de conhecidos, esse tipo de chá não dispensa as guloseimas: sirva sucos, lanches, tortas, mini tortinhas, salgadinhos… tudo vai depender do seu gosto e de seus convidados. Lembre-se de variar o cardápio, assim você terá mais chances de agradar ao paladar de todos.

A empresária sugere brincadeiras que promovam a integração dos convidados durante o evento. Não precisam ser aquelas mais tradicionais de chás de cozinha. “A anfitriã pode, de repente, colocar uma música tema de um filme e perguntar que o nome da canção ou do filme, por exemplo. Assim, quem está na casa começa a interagir, a responder, conversar e se conhecer”.

Com essas dicas, seu chá de casa nova tem tudo para dar certo! Comemore essa etapa da sua vida e divirta-se. Confira alguns produtos para sugestão de lista:

- Abridores (lata e garrafa)
- Açucareiro
- Bacias de vários tamanhos
- Balde
- Batedor de ovos
- Cabides
- Cestos (para pães e roupas)
- Colheres de pau
- Escorredores (louça e macarrão)
- Espremedores (alho, batatas, frutas)
- Forma para bolo
- Jarra para água
- Leiteira
- Lixeiras (banheiro e cozinha)
- Mantegueira
- Pá de lixo
- Potinhos de todos os tamanhos
- Ralador
- Rodos
- Tábua para carne e frios
- Vassouras

Nenhum comentário:

Postar um comentário